TIOPURINA METILTRANSFERASE (HH, LH, LL - TPMT) POLIMORFISMOS [TPMT]

TIOPURINA METILTRANSFERASE (HH, LH, LL - TPMT) POLIMORFISMOS [TPMT]

SKU: TPMT
R$0,00Preço
Gene que codifica a enzima Tiopurina S Metiltransferase (TPMT), envolvida no metabolismo da azatioprina. A resposta terapêutica à azatioprina é dependente das características genéticas do paciente. Os nucleotídeos de tioguanina (6-TGN) são metabólitos ativos da azatioprina (AZA) e da 6-mercaptopurina (6-MP), atuam como antagonistas das purinas, inibindo as sínteses de DNA, RNA e a protéica, e induzindo à citotoxicidade/imunossupressão. 
Indicações: Avaliação de resposta terapêutica à azatioprina. 
Interpretação clínica: A baixa atividade dessa enzima diminui a metilação das tiopurinas resultando em potencial superdosagem; altos níveis enzimáticos ocasionam aumento da produção do metabólito tóxico 6-metilmercaptopurina (6-MMP) e cursam com menor ou não efetividade terapêutica da AZA e da 6-MP. O sequenciamento visa identificar polimorfismos do gene TPMT que podem levar a alterações da síntese enzimática. 
Sugestão de leitura complementar: 
Nasser PD. Frequência dos polimorfismos no gene da TPMT em doadores de sangue e pacientes em uso de azatioprina. Tese. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Ciências em Gastroenterologia. São Paulo 2012. 
Pacheco Neto M, Alves ANL, Fortini AS, Burattini MN, Sumita NM, Srougi M, Chocair PR. Monitoração terapêutica da azatioprina: uma revisão. J Bras Patol Med Lab 2008; 44(3): 161-7.
Esgotado